domingo, 17 de dezembro de 2023

Bibliochácara para as crianças


 

Um incentivo mais a ação tornou o sonho uma realidade

 

A Chácara das Flores Eurípedes Barsanulfo, que surgiu em abril de 2009, é uma instituição assistencial filantrópica, localizada na periferia de Mauá - SP, no Jardim Ituaçu e tem como foco oportunizar as crianças, adolescentes e jovens o acesso a projetos culturais e esportivos como judô, ballet, jazz, pintura e programas de incentivos a leitura todos realizados no contraturno escolar.

Em junho de 2011, decidiu implantar uma Sala de Leitura, oferecida pelo Rotary Club de Mauá – Barão de Mauá, através de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, com objetivo de ampliar suas atividades voltadas para educação e cultura. Desde então já realizou 6.532 atendimentos nesse projeto que está vinculado a Oficina do Conto, onde as crianças passaram a ter contato com os livros através da contação de histórias e das brincadeiras e atividades desenvolvidas a partir das narrativas.

“A implantação da sala de leitura foi o que impulsionou o crescimento físico e emocional da instituição. O apoio do Rotary ajudou a atrair novos patrocinadores que aumentou a credibilidade de nosso trabalho junto à comunidade”, acrescenta Alcione M P de Lima, presidente da entidade.

A leitura possibilitou evoluções: contos, teatros e o progresso de muitas crianças

Almir Correa Domingos, vice-secretário da entidade e um dos coordenadores do projeto confirma que: “a Oficina do Conto, pela sua proposta lúdica de estímulo à leitura com a narração das histórias e de acesso aos livros infanto-juvenis, foi se tornando mais conhecida  pela comunidade e preferida pela maioria das crianças que procuravam a instituição, em especial os pré-adolescentes”.

Assim esse projeto e a sala de leitura, batizada de BIBLIOCHACARA se tornaram a porta de entrada das crianças na Chácara. Depois se incorporou a esse projeto a Oficina de Teatro e uma nova forma de estimular a leitura: a dramatização das histórias lidas o que elevou o número de crianças atendidas e com acesso aos livros.

Tivemos vários casos de crianças que iniciaram bem introspectivas e que foram se desenvolvendo e se integraram ao grupo. Um deles foi o João Victor de 6 anos que não falava nada, mau olhava para as pessoas, e no final do ano passado participou de uma peça teatral. Até sua mãe ficou surpresa ao vê-lo no palco falando sozinho um texto memorizado. Neste ano ele decidiu que também participará da oficina de teatro.

Alcione Lima acrescenta que: “ver o crescimento intelectual e emocional de nossas  crianças, não tem preço que pague o apoio dos rotarianos”. “Houve um crescimento na área de comunicação e aprendizagem a leitura, autoestima, tornando a criança, muitas vezes sofrida, mais alegre e ciente de sua capacidade de integração  e assimilação de conteúdo perante a vida”.

O futuro prevê mais novidades e inclusão para as crianças especiais

A manutenção do projeto é feita com muito esforço, através de doações e atividades que visam a busca de recursos financeiros que permitem manter 4 monitores além de outras despesas materiais e administrativas. Também possibilita a realização de 2 passeios culturais na região, inclusive a visita a Bienal do Livro no Anhembi.

Segundo Almir, o acesso da sala de leitura passará de 2 para 3 oficinas, elevando o número de crianças para 126 e de atendimentos mensais para 504. A nova oficina será a do Blog, que trabalhará em conjunto com a Oficina do Conto e de Teatro no projeto “Manancial de Memórias: onde nascem as águas e as histórias”, que pretende estimular a leitura, a escrita e a pesquisa através do resgate, valorização e disseminação das histórias de quem vive no bairro, que se localiza numa área de manancial.

Outra novidade, este ano, é que as crianças maiores (10 anos em diante) serão capacitadas para se tornarem contadores de história pela contadora de história profissional Vanessa Castro da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mauá.

Mais um avanço está previsto: o início do atendimento a crianças com deficiências físicas e mentais, como Autismo e Síndrome de Down. Serão realizados parcerias e convênios técnicos com instituições especialistas em deficientes que capacitarão a todos.

Almir prevê que em 2 anos o empréstimo de livros será acessível à todas as crianças da instituição (184), contabilizando cerca de 7.360 atendimentos anuais.

Manoel Pereira Daniel, atual presidente do Rotary Club de Mauá – Barão de Mauá destaca que essa parceria, Rotary – Chácara das Flores, tem sido vitoriosa proporcionando mais apoio de empresas ao projeto e, conclui: “Eu e meus companheiros de clube nos orgulhamos muito em fazer parte da história dessa entidade e apoiar as ações de seus administradores”.

Marcos A F Franco

Presidente do LER Rotary D4420

Fevereiro 2014

Publicado na Revista Brasil Rotário em Junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cego, Surdo e Bem-casado

Enquanto caminhava na esteira da academia, ouvi de um personal trainer uma afirmação curiosa: “O casamento afeta os sentidos, especialmente ...