Eu tenho um segredo no meu bolso! Foi assim que o Mateus, meu neto, o pequeno falador, rompeu o silêncio dentro do carro. Todos ficaram curiosos. Ele é instigante. Estávamos voltando da casa de seus bisavós, em comemoração do aniversário de 91 anos do biso Oswaldo.
É um elefante? eu perguntei. Ele disse, claro que não. É um chiclete mastigado? Não é vovô. Então dá uma pista de como ele é, Roberta a mamãe dele também curiosa disparou.
É um retângulo, ele revelou. Então é uma caixa de fósforo usada? Eu perguntei. Ele respondeu que não e nem caberia no meu bolso. Insisti e disse que era um papel e ele, novamente negou, mas comentou que todos nós gostávamos muito do que estava no bolso dele. Então sua avó afirmou, é dinheiro. Ele ficou mudo.
Em seguida, um pouco tímido, ele disse que ganhou da bisavó e ainda revelou que o presente do irmão Gabriel estava no seu outro bolso. Segredo em dose dupla.
Mateus gosta de revelar segredos. Não consegue guardá-los. Foi assim, tempos atrás, em um almoço em casa, quando eu falei para ele que a sua outra avó era tagarela, mas que ele não contasse para ninguém. Ele, vagarosamente, foi chegando perto da sua mãe e, bem baixinho, no ouvido dela, com cuidado para que eu não o notasse, revelou mais um segredo.
Segredos infantis tem prazo de validade curta, mas são empolgantes. Lembro de quando a professora perguntava para a classe, quem teria jogado uma bolinha de papel e todos os alunos, sabendo quem foi, ficavam em silêncio entreolhando-se. Tinha também o segredo de confidenciar para um amiguinho que gostava de uma certa menina, que logo, era revelado para os outros da turma e você não ficava sabendo. Em casa os pais compravam presentes para o aniversário das mães e só falavam para os filhos, que raras as vezes não eram revelados antes da data.
O tempo vai passando, e os segredos vão ficando mais importantes, complicados, difíceis e até perigosos se revelados. Há segredos que se divulgados, podem prejudicar as pessoas, como também o inverso é verdadeiro.
Crescer é complicado! Qual o segredo em se manter criança? Esse, certamente é um dos grandes segredos da vida. Talvez, esse grande segredo seja o de não guardar segredos.
Guarde esse segredo!
Marcos A F Franco
Novembro 2023

Nenhum comentário:
Postar um comentário