Quem não gosta de uma feijoada? E se ela for bem-feita, com bons produtos e um bom tempero? Todos nós temos na lembrança algumas feijoadas que nos tocaram. São pratos elaborados por pessoas que sempre querem fazer o melhor para nos agradar e o resultado provocado, são sensações particulares e especiais que penetram em nossas mentes para sempre.
Como poderia ser a sua feijoada rotária? Aquela feijoada que deixasse boas lembranças para os seus companheiros, que pudesse ser referência e repercutisse para além dos nossos clubes e que fosse solicitada por muita gente, como acontece com os grandes artistas.
Poderia
ser:
-
20 Kg de DQA de primeira;
-
1 Projeto Sustentável;
-
1 Administração bem limpa;
-
Imagem Pública a gosto;
-
100 granas de Fund. Rotária;
-
2 partes de Empresa Cidadã;
-
Planejamento à vontade;
-
1 Visão de longo prazo;
-
Incluir um pouco de Missão;
-
Adicionar INTEGRIDADE;
-
Juntar DIVERSIDADE;
-
Dourar com PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS;
-
Untar com LIDERANÇA;
-
Regar com muito COMPANHEIRISMO;
-
Usar o Sino para adicionar o Protocolo;
-
Agregar tudo com a Bandeira;
- Reservar enquanto se ouve os pronunciamentos;
Essa é uma receita padrão e mínima, com os ingredientes básicos, para se elaborar uma feijoada rotária. Mas ainda faltam os temperos. Você conhece todos? Os temperos é que aguçam o nosso olfato, provocam o apetite e que eternizam, em nossas lembranças, momentos agradáveis e deliciosos. Eles existem por todas as partes e, antigamente, muitos navegadores iam pelo mundo afora, em busca dos melhores temperos.
Existe uma infindável quantidade de temperos: uns mais raros, outros mais comuns, alguns que apreciamos e outros fortes, que às vezes, agridem nosso estômago. Muitas combinações não dão certo, é preciso desenvolver a sensibilidade para harmonizar os diversos temperos com os ingredientes utilizados.
Quais são os temperos que você mais utiliza no seu clube: Alegria? Tolerância? Entusiasmo? Motivação? Inovação? Humildade? Cortesia? Reconhecimento? Delegação? Transparência? Flexibilidade? Amor? Paixão? Envolvimento? Justiça? Coragem?
Poderia falar de cada um deles e acrescentar muito mais temperos de atitudes de um bom líder e de relacionamentos pessoais. A feijoada rotária para ser apreciada por muitos, deve conter os temperos que sejam lembrados pela sensação agradável de podermos desfrutar de um grupo de pessoas especiais. Pessoas que mesmo não se conhecendo pessoalmente, sabemos quais são os temperos que são utilizados para fazer a sua feijoada.
Uma boa feijoada pode ser uma fonte de inspiração para aqueles que começam a frequentar o Rotary. Ela pode unir e fortalecer o seu clube e servir de exemplo para toda a comunidade.
Em cada canto desse mundo encontraremos muitos ingredientes para a elaboração de uma feijoada rotária, mas somente aquelas, elaboradas com bons temperos, usados na quantidade certa e bem harmonizados, despertarão sensações especiais e se eternizarão nas lembranças de muitas pessoas.
Então, você também pode ser um GRAND CHEF, buscando os melhores ingredientes para sua feijoada rotária, trazendo mais temperos especiais e harmonizando-os de acordo com sua sensibilidade e paixão, fazendo o seu melhor.
Publicado
na Rotary Brasil em outubro de 2013
Abril 2013, Marcos Franco
Governador de Rotary 2010-11 D 4420.

Nenhum comentário:
Postar um comentário