Todos os meses, em um evento especial, entregamos óculos para crianças vulneráveis socialmente que são atendidas por 6 médicos oftalmologistas, sendo que um deles identificou a hipermetropia como a deficiência que a Lilian apresenta.
Segundo a sua mamãe, também Lilian, catadora de lixo reciclável, a sua filha tinha necessidade de tatear as coisas para compreender melhor as suas formas. Sem saber se sua visão era normal, a pequenina Lilian viveu até hoje acreditando que tudo tinha um aspecto turvo, parecendo nuvens. Assim mesmo, ela, quando chegou para receber os seus óculos, estava linda. Vestindo sua melhor roupinha “make today great” correu para ajudar a tia Alexa, na entrega dos óculos para as crianças. Alexa, nossa assistente social foi a tia que, previamente, a ajudou a escolher a armação nova em que, posteriormente, o laboratório encaixou as lentes de 10 graus.
Lilian, com a calma das crianças de sua idade, continuava alegre, radiante, inquieta e ansiosa na expectativa da sua vez. Apesar de sonhar com a nova visão, ela não imaginava a mudança que ocorreria após colocar seus primeiros óculos. Sim, são os primeiros. Devido ao seu tratamento, outros virão, após as consultas trimestrais. Um investimento financeiro inviável para a família dela.
Sou eu quem faço as fotos das crianças que recebem os óculos. No caso da Lilian, a pedido da Alexa, gravei um pequeno vídeo. É raro alguma criança não sorrir após colocar os óculos. A Lilian, já sorria enquanto os óculos eram colocados em seus olhos. O sorriso aumentava e a alegria transbordou quando ela pode ver através dos óculos. Ela vibrou, pulou, bateu palmas e correu. Seu semblante contagiou a todos, ela, em sua inocência, demonstrava uma grande vitória. Depois tirava e colocava os óculos para perceber a diferença. Ela então, pode ver, pela primeira vez, de forma nítida, como era o sorvete de chocolate servido para todos que participaram desse momento especial na vida deles.
Mal sabe a Lilian que a sua visão cristalina nos faz enxergar um futuro promissor para ela, um futuro cidadão, onde a correção da sua visão permitirá que ela estude, interaja com as outras crianças, contemple a natureza e observe o semblante da sua mãe e amigos. Poder ver para entender o sorriso dos amigos, assim como ela fez comigo hoje.
Eu, junto com meus
companheiros de Rotary, ganhei mais um prêmio na loteria com a visão corrigida
da Lilian. Todos os meses, acertamos muitas vezes na loteria. Essa loteria tem
um custo financeiro e físico, já o seu prêmio é incalculável para o futuro das
crianças.
Fevereiro 2023, Marcos A F Franco

Nenhum comentário:
Postar um comentário