sexta-feira, 15 de setembro de 2023

A distribuição, e a valorização da marca.

 

O que nasceu primeiro? A distribuição ou a marca? 

O papel da distribuição na construção de uma marca forte e valorizada é de fundamental importância. Somente o trabalho de formiguinha, colocando o produto em vários pontos de venda, pode contribuir para o crescimento de uma marca.

Todo o trabalho de marketing, em pesquisa, definição da embalagem, fixação do preço, divulgação para o público certo, terá êxito havendo a pulverização do produto nos pontos de venda adequados. É importante que exista uma sinergia entre o marketing e a distribuição, de forma que um seja continuação do outro.

Mesmo quando a distribuição é feita via empresas terceirizadas, o que ocorre na maioria dos casos, essa fase final em que o produto é colocado à disposição do consumidor, deve ser bem mensurada e acompanhada. O papel do distribuidor passa a ter muita importância, tornado-se um grande aliado do marketing. O consumidor determina como e onde ele quer encontrar o produto, caso contrário ele irá procurar por alternativas.

A distribuição envolve a logística, com todas suas particularidades, desde o armazenamento adequado, o transporte através da manipulação do produto, o trânsito, a programação de horários (hoje muito mais imprevisível) e uma série de procedimentos legais e necessários para se ter certeza da entrega do produto.

A distribuição envolve ainda o contato do vendedor com o lojista, convencendo-o sobre a importância do produto no seu ponto de venda, bem como o retorno que ele terá com a venda. Também envolve a arrumação e exposição do produto no ponto de venda, com a sua presença assegurada, ou seja, sem ruptura. E esse último é o ponto de vital importância. Depois de um caminho consolidado, a falta do produto no ponto de venda onde já foi feita a introdução, é o pior que pode ocorrer para o produto.

O sucesso de uma marca depende de como ela se relaciona com toda a cadeia produtiva e comercial. Podemos chamar um jogador de futebol de Pelé, mas se ele não fizer gols ou dribles maravilhosos, não acreditaremos nele e rapidamente ele perderá o prestígio e consequentemente o seu valor.

Uma marca de sucesso depende de um bom produto, de bons profissionais atuando com ela e de um sistema de distribuição integrado com o marketing. Um produto de qualidade, profissionais competentes e um adequado sistema de distribuição constituem um conjunto de fatores positivos para o sucesso de uma marca.

Fevereiro 2008, Marcos A F Franco

Diretor da ADASP – Associação dos Distribuidores e Atacadistas de Produtos Industrializados do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cego, Surdo e Bem-casado

Enquanto caminhava na esteira da academia, ouvi de um personal trainer uma afirmação curiosa: “O casamento afeta os sentidos, especialmente ...