terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Marujos ou piratas no comando da nau Brasil


 

Senhor presidente.

Você está convicto que o Brasil zarpará do porto em que está atracado?

Somente discursos não são combustíveis suficientes para mover o nosso grande Brasil.

Discursos podem motivar pessoas a embarcarem no navio, mas tem lugar para todos os passageiros? Tem alimento para todos? Tem infraestrutura compatível? Tem marujos experientes para o plano da viagem e da lida diária?

O famoso ditado cão que ladra não morde está patente em suas nomeações para a maioria dos 37 ministérios. São esses marujos que viabilizarão o pleno funcionamento do navio? Onde estão as grandes lideranças técnicas?

Quem acredita que um professor com formação em direito e político profissional possa liderar a nossa Economia? Quem o senhor quer convencer? O ministério motor do nosso grande navio merece um marujo altamente qualificado nessa área. Independente da postura pessoal dele e de seu trabalho, a aparente ambição maior, do seu nomeado, é somente a política. É necessário muito mais para suportar a força desse motor.

Pergunto: Quando seu filho fica doente, quem é mais capaz para resolver o problema: um médico ou um professor? O nosso navio deve ser conduzido por marujos preparados, ou por piratas?

Tem mais exemplos, como o Ministério da Previdência e o da Indústria. Como zarparemos o nosso Brasil? Todos esses notórios políticos têm capacidade de aprender um novo ofício, mas o Brasil não tem tempo para eles e, nem mesmo o senhor. Esses políticos profissionais serão capazes de conduzir o navio desviando de rochedos e tempestades, ou utilizarão os ministérios como ferramenta de promoção pessoal?

Em outros ministérios, como o da Saúde e o dos Esportes, os condutores possuem experiências técnicas e políticas compatíveis com seus objetivos. Estes terão mais chance de vingar, podendo melhorar as condições dos porões dessa grande embarcação.

Infelizmente, nós brasileiros, insistimos em buscar atalhos pessoais, iniciando cada mandato como se o Brasil estivesse todo errado. São discursos irreais. Graças ao trabalho de milhões de brasileiros e investimentos da iniciativa privada o país é forte. Já, a estrutura política no Brasil é uma carga pesada demais para o navio prosseguir e atingir o porto que os passageiros desejam. A culpa não é só sua, mas o senhor pode ajudar a mudar essa história. Essa navegação lenta e com muitas curvas dificulta embarcar mais brasileiros no maravilhoso navio que é o Brasil.

O Brasil é um imenso transatlântico, que necessita de reconhecidas lideranças técnicas e conhecimentos comprovados para ser conduzido no rumo certo, em velocidade compatível e segura. Ainda que centenas de braços fortes se proponham a remá-lo, com esforços incomuns, como se fosse uma simples barcaça, terão imensas dificuldades em movê-lo. É necessário que esses braços remem para um mesmo lado. É fundamental que os líderes tenham legitimidade, conhecimento e bons estrategistas para ter êxito nessa imensa e difícil viagem.

Presidente, dificilmente o nosso Brasil suportará mais acidentes e, nem mesmo, um naufrágio.

Janeiro 2023, Marcos A F Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cego, Surdo e Bem-casado

Enquanto caminhava na esteira da academia, ouvi de um personal trainer uma afirmação curiosa: “O casamento afeta os sentidos, especialmente ...