sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Um cabuloso domingo santista


            Acordar domingo pela manhã, abrir a janela do quarto e ver que o sol está lhe chamando, é o prenúncio de um belo dia para os santistas. É um dia que não se bola aula para ir à praia, assim não se paga sapo.

Pode ser um bom remédio para curar a ressaca de um sábado com noite prolongada, ou para fortalecer as pernas, caminhando pelos 7 quilômetros de calçadão, apreciando os imensos e lindos jardins premiados pelo Guiness Book.

Alguns irão à praia com os filhos para se divertirem na areia, enquanto outros irão praticar o seu esporte preferido. Mas deixar os esqueletos parados não é a melhor opção para o um Caiçara de raiz.

O santista da gema caminhará de chinelo de dedo, deixando seus pés alegres para suportar todo o trajeto até uma das 6 belas praias da cidade. Antes, porém, passará pela padaria, as vezes enfrentando fila para entrar, mas aquecida pelos amigos.

A padaria é o local apropriado para ouvir as resenhas da semana sobre diversos assuntos, especialmente o futebol. O inconfundível aroma forte do café pede uma média com manteiga, na chapa ou, um pão de cará, acompanhado de um pingado, o café com leite.

Depois, caminhando ao lado de um dos canais da cidade, todos eles bem arborizados, a direção a seguir é a praia, pedalando na sua magrela, ou a pé, e atravessando a linha da máquina. Na praia, a turma da barraca está esperando para completar o time de vôlei, do beach tênis, do futvolei ou do tamboréu.

O sol a pino, convida para saciar a sede com uma água de coco e depois, beber uma breja gelada, intercalados por um mergulho na baia de Santos, com direito a contar os pequenos veleiros, as canoas havaianas e os navios que passam em direção ao Porto. De volta para a barraca, a pedida é uma caipirinha de cachaça, bebida originária da terra.

Por 50 mangos, um reclame, estampado em um colante, na porta da padaria é possível degustar um apetitoso frango de televisão, que está chamando você, pelo caminho de volta da praia. É da hora! Seu cheiro bom, chega parecer um perfume. Aguça a vontade de seu estômago, que produz pontadas, para lembrá-lo que já passou do horário de satisfazê-lo.

Para os que não foram ao litoral, em outra praia mais distante, a pedida é ir assistir ao jogo do Santos, na vila mais famosa do mundo. Fica perto, é dois palitos para chegar lá. Ir a pé é osso, o melhor é de buzão. Hoje a torcida está no veneno, o time está esquecido de vencer. Todos ávidos por uma grande vitória do time da virada.

Especialmente nesse último domingo, após vários jogos sem ganhar, o time do Santos Futebol Clube foi classe A, venceu, de virada o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, pelo placar de 2 a 1, ainda que em seu início a partida estivesse imbassada.

O segundo gol santista, de acordo com as vozes dos torcedores, teve a participação do Rei Pelé, mesmo estando em outra dimensão. Ele ajeitou uma bola rebatida pelo zagueiro santista que ia em direção a lateral. O time adversário acreditou que ela sairia, mas o atacante santista correu em direção a ela e, após dominá-la, fez o passe que originou o gol imprescindível para a sufocante vitória.

O domingo foi completo, se encerrou com uma bela e deliciosa pizza portuguesa, entregue em casa. O bagulho é bom demais. 

Tu tá ligado?

Agosto 2023, Marcos A F Franco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cego, Surdo e Bem-casado

Enquanto caminhava na esteira da academia, ouvi de um personal trainer uma afirmação curiosa: “O casamento afeta os sentidos, especialmente ...